Ponte de Lima, uma das vilas mais antigas de Portugal

A ponte com a Igreja de Santo Antônio da Torre Velha ao fundo. Fotos: Tereza Cidade/Marcos Santos/AmazonaseMais.

Em plena área produtora do Vinho Verde, Ponte de Lima ostenta o título de vila mais antiga de Portugal. Há, no entanto, controvérsia entre os historiadores. Polêmica à parte, essa cidadezinha da região do Minho, com pouco mais de 5 mil habitantes, tem seus encantos.

Ponte de Lima teve um papel importante na Idade Média e mantém seus ares medievais até hoje. Registros históricos mostram que a vila foi instituída em 1.125, pela Condessa Dona Teresa de Leão, com o nome de Terra de Lima. No entanto, muito antes disso, por volta de 135 a.C, já era ponto de passagem dos romanos, que teriam construído a primeira ponte que ligava as duas margens do rio Lima, unindo Portugal à Espanha.

A ponte, que deu nome a vila, ainda se mantém de pé, mas apenas cinco arcos datam do período mais antigo. Até hoje serve de passagem para os peregrinos que vão a Santiago de Compostela.

No final da ponte, a beleza da Igreja de Santo Antônio da Torre Velha do século XIX, chama a atenção. Nessa margem há ainda o Museu Rural e o Parque do Arnado, com os seus jardins temáticos.

O Largo de Camões é o ponto central da vila, com um chafariz do século XVIII cercado por cafés. Caminhe pela área e aprecie os diversos estilos arquitetônicos das fachadas das casas. A torre da cadeia velha, construída no século XVI, foi uma prisão até meados dos anos 1960, mas agora é utilizada para exposições.

Outra atração da vila é a feira realizada quinzenalmente, às segundas-feiras, às margens do rio Lima. É a feira mais antiga de que há registro em Portugal. São centenas de “tendas” com variados artigos, desde roupa a acessórios, e, dependendo dos dias, até alimentos. Também famoso é o Festival Internacional de Jardins, um concurso realizado em maio, quando doze artistas selecionados constroem jardins sobre um determinado tema. A escolha do jardim mais bonito é feita em outubro.

A cidade tem restaurantes de boa qualidade, que servem comidas típicas da região, como o arroz de sarrabulho com rojões e tripas à moda do Porto. O Sabores de Lima é um deles.

 

Como chegar:

Ponte de Lima fica a 83km do Porto, cerca de 1h de carro.

Tem ônibus ligando Ponte de Lima a diversas cidades, como Porto, Braga, Barcelos e Viana do Castelo. As empresas são a Rede Expressos, Grupo Auto Viação Cura e Transdev.

 

Onde ficar:

Tem belos hotéis, como o Quinta de Calheiros, Casa do CarvalhoCarmo’s Boutique HotelCasa das Torres da Facha, Mercearia da Vila, Casa do Pinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *