07/11/2019

Castelo dos Mouros oferece vistas privilegiadas de Sintra

Castelo dos Mouros, atração de Sintra, em Portugal

O Castelo dos Mouros no alto da serra de Sintra, cidade nos arredores de Lisboa. Fotos: Tereza Cidade/Marcos Santos.

Construído no século X, após a conquista mulçumana da Península Ibérica, o Castelo dos Mouros fica no alto da serra de Sintra, sobre um maciço rochoso.  Oferece uma vista privilegiada da vila de Sintra, do Palácio da Pena e da serra.

Cercada por muralhas situadas sobre íngremes penhascos, essa fortificação militar teria atuado como ponto de controle da costa atlântica e dos territórios a Norte, funcionando como posto avançado de Lisboa. Mas ao longo dos séculos perdeu importância e, no século XV, chegou a ficar completamente abandonado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

O Castelo dos Mouros passou por diversas intervenções desde a primeira dinastia, iniciadas por D. Afonso Henriques após a tomada de Lisboa e Santarém (1147). Chegou a ficar quase totalmente destruído depois de um relâmpago que incendiou a torre central e um terremoto, que desmoronou muralhas e torres. Mas graças ao Rei Fernando II, que decidiu transformar a região de Sintra, o castelo foi reconstruído. A mais recente intervenção no local foi o projeto de requalificação global “À Conquista do Castelo”, que implicou em um investimento de 3,2 milhões de euros.

O castelo foi restaurado e ganhou uma nova infraestrutura de serviços de apoio ao visitante, adaptada aos tempos e necessidades atuais. Foram instaladas cafetarias com esplanada, loja, bilheteiras interiores, instalações sanitárias, um centro de interpretação e benfeitorias nos caminhos e de mobilidade.

Caminho subindo a serra que leva à entrada do Castelo.

Entrada do Castelo.

Acesso às muralhas da fortificação.

Igreja de S. Pedro de Canaferrim

Os silos, estruturas cavadas nas rochas pelos mouros para guardar cereais.

Também foram realizados trabalhos arqueológicos que permitiram compreender a ocupação do local ao longo dos séculos e identificar um cemitério medieval cristão, silos e alicerces de habitações muçulmanas. Durante as escavações foram encontrados objetos e artefatos da Idade do Bronze, da Idade do Ferro e do Neolítico, destacando-se um vaso cerâmico completo do 5º milênio a.C.

O Castelo dos Mouros é uma das belas atrações de Sintra, cidade que reúne vários monumentos históricos e que fica nos arredores de Lisboa.

As muralhas e torre do castelo.

Sintra, com destaque para o Palácio Nacional, vista do alto do castelo.

Sintra, em caracteres árabes, em bandeira que simboliza a origem do castelo.

O Palácio Nacional da Pena, outra atração de Sintra, visto de uma das torres do Castelo.

O Castelo dos Mouros está aberto todos os dias.

 

Como chegar:

De Lisboa, você pode pegar o trem a partir de quatro estações: Rossio, Oriente, Entrecampos e Sete Rios. A viagem para Sintra dura em torno de 40 minutos e os trens saem, em média, a cada 20 minutos.

Da estação de trem em Sintra pegue o ônibus 434. É possível ir andando do Castelo dos Mouros até o Palácio da Pena, outra atração da cidade.

O Castelo dos Mouros está aberto das 9h30 às 20h (verão) e das 10h às 18h (inverno). Só é permitida a entrada uma hora antes do fechamento. Abre todos os dias da semana.

 

Mapa do Castelo dos Mouros:

 

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *