24/10/2020

Costa do Estoril: um roteiro por Cascais, Azenhas do Mar e Cabo da Roca

Azenhas do Mar, em Portugal

Azenhas do Mar parece brotar de dentro da rocha. Fotos: Amazonas e Mais

A Costa de Estoril é considerada a riviera portuguesa. Está a poucos quilômetros de Lisboa e é o local de recreação preferido dos lisboetas. Além de muitas praias, tem cidades que merecem uma visita como Cascais e Azenhas do Mar.

Fazer o percurso de carro é uma excelente opção, já que é um dos caminhos litorâneos mais bonitos de Portugal. A partir do bairro de Belém, pegue a estrada N6, que segue por Oeiras, Carcavelos, Estoril até Cascais. Depois, é só seguir viagem até a surpreendente Azenhas do Mar. No meio do percurso, vale parar no ponto extremo oeste da Europa continental, o Cabo da Roca.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

 

Cascais

Com pouco mais de 200 mil habitantes, a pequena Cascais é o clássico bate-volta de Lisboa, já que fica a apenas 30km. É ligada por trem à capital portuguesa.

A viagem dura cerca de 40 minutos e os trens costumam sair a cada 20min da Estação Cais do Sodré. Muitas pessoas moram em Cascais e trabalham na capital portuguesa.

Antiga vila de pescadores, ganhou fama em 1870 quando o rei Luís I transferiu a corte de Sintra para Cascais e foi morar no forte Cidadela. Acabou por atrair os endinheirados, que construíram belos casarões na cidade.

Possui lindas paisagens e praias de águas límpidas. O clima ameno, com sol quase o ano todo, também é um dos atrativos do lugar.

Seguindo viagem, quase ao lado de Cascais está Estoril, famosa por ter o maior cassino da Europa. Poucos quilômetros à frente, está outra bela surpresa de Portugal: Azenhas do Mar.

 

Azenhas do Mar

Azenhas do Mar é uma das vilas portuguesas com localização espetacular. Fica perto de Sintra e a cerca de 40km de Lisboa. As casinhas caiadas ocupam o alto de um rochedo se debruçando sobre o mar.

A vila é bem pequena, mas tem um visual incrível. Também vale pela oportunidade de dar um mergulho no Atlântico, na piscina natural que se forma com a maré baixa.

Outra boa pedida é ir no restaurante Azenhas do Mar, que oferece delícias da gastronomia lusitana e, também, a oportunidade de se regalar com a beleza do mar batendo nos rochedos. Experimente os percebes, uma espécie de marisco, e as diversas especialidades de peixes frescos e frutos do mar.

Há ônibus que levam de Sintra para Azenhas do Mar, numa viagem de cerca de 20min.

Cabo da Roca

Localizado na região de Sintra, o Cabo da Roca é o ponto mais ocidental da Europa. É “onde a terra se acaba e o mar começa”, como diz o grande poeta Luís de Camões.

Um farol, o terceiro mais antigo da costa portuguesa, ocupa o alto das falésias. Foi construído em 1772, por ordem do Marquês de Pombal.

Das falésias se tem uma vista espetacular do oceano Atlântico. Aqui é inevitável não pensar no poderio português na época dos descobrimentos marítimos.

Tem uma cruz emblemática com uma placa em homenagem a Camões. Tem lojinha de lembrancinhas e um restaurante.

O Cabo da Roca fica em Colares, a 17km do centro histórico de Sintra; a 15km de Cascais e 40km de Lisboa.

Também é possível chegar no local de ônibus, a partir da estação de trem de Sintra e Cascais. A linha é a 403 da empresa Scotturb. Consulte os horários no site com antecedência e antes de subir no ônibus pergunte se passa no Cabo da Roca, já que nem todos os ônibus dessa linha passam por lá.

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

One thought on “Costa do Estoril: um roteiro por Cascais, Azenhas do Mar e Cabo da Roca”

  1. SARA RIBEIRO disse:

    Partindo de Lisboa de carro para visitar: Estoril, Cascais, Azenhas do Mar, Cabo da Roca e Sintra. Depois retornando a Lisboa. Qual a ordem mais fácil desse itinerário??? E daria pra fazer em um dia?

    RESPOSTA
    É possível fazer Estoril, Cascais, Cabo da Roca e Azenhas do Mar em um dia (a ordem é essa), mas vai ser corrido. Sintra tem muitas atrações e merece pelo menos um dia inteiro de visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *