06/11/2019

Siena, a mais perfeita cidade medieval da Itália

siena-10

Siena é uma das principais cidades da Toscana, porta de entrada para a região dos Chiantis. Foto: Tereza Cidade

Siena é considerada a mais perfeita cidade medieval da Itália, com seu labirinto de ruas estreitas, seu casario sombrio e seus belos monumentos. Distante 70km de Florença, é uma das principais cidades da Toscana e pode servir de base para conhecer a parte sul da região.

Segundo a mitologia romana, Siena foi fundada por Sénio, filho de Remo, irmão gêmeo de Rômulo, o fundador de Roma. A partir do século XII, tornou-se um importante polo econômico, cultural e político. No seu apogeu, Siena enfrentou muitas disputas internas entre os nobres e lutas externas com a vizinha Florença, com quem tinha grande rivalidade. Em 1348 a Peste Negra devastou a cidade, que não conseguiu mais retomar sua influência.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

A principal área da cidade é a Piazza del Campo, considerada uma das maiores e mais bem preservadas praças medievais da Europa. Tem forma de concha e vive cheia de turistas, que se sentam no chão ou ocupam os bares e restaurantes ao redor. É palco do Pálio di Siena, a famosa corrida realizada anualmente, em 2 de julho e 16 de agosto, com 10 cavalos e cavaleiros, que representam um dos 17 bairros da cidade, chamados de contrade.

A Piazza del Campo é cercada por um conjunto de palácios, o maior deles o Palazzo Pubblico, construído em 1342, que hoje abriga a Prefeitura e o Museo Cívico. Se tiver fôlego, encare os 503 degraus da Torre del Mangia com 102 metros de altura, que oferece uma vista magnifica da praça. Outra atração da praça é a Fonte Gaia. A lenda conta que o nome da fonte foi dado por causa da celebração dos habitantes de Siena ao observarem, pela primeira vez, a água saindo do monumento. Em italiano, Gaio significa contente.

Outro monumento imperdível é Duomo de Siena, construção que se iguala as catedrais de Milão e Orvieto. Na fachada, detalhes decorativos góticos e românicos, grande parte obra do arquiteto e escultor Giovanni Pisano.

Outra bela atração da cidade é a Basilica di San Domenico. Construída em 1226, ela chama a atenção de vários pontos da cidade. Tem uma capela dedicada à Santa Catarina, padroeira da cidade, e também da Itália (com São Francisco). A entrada é gratuita e a igreja abriga obras de artistas toscanos.

Andar pelas ruas da cidade é vivenciar a mistura do antigo com o novo. As ruas estreitas são cercadas por prédios de vários estilos, dando um ar gótico à cidade, principalmente à noite. Neles, boas surpresas, como museus, restaurantes, lojas e gelaterias. Desde o século XIII, Siena é dividida em contrades.

Localizada no centro da Toscana, Siena é uma excelente base para explorar a região. O ideal é alugar um carro e percorrer as estradinhas que revelam cenários que parecem pinturas e levam a cidades charmosas, que encantam os visitantes.

Entre as cidades próximas de Siena, excelentes para bate-volta, estão Lucca, San Gimignano, Volterra e Montalcino.

siena-5

O Palazzo Pubblico, principal construção da Piazza Del Campo. Foto: Marcos Santos

siena-1

Palco do Palio, famosa corrida de cavalos, a Piazza Del Campo com a primeiras luzes do anoitecer. Foto: Tereza Cidade

siena-3

Os restaurantes ocupam boa parte dos prédios ao redor da Piazza Del Campo. Foto: Marcos Santos

siena-2

Os prédios com a arquitetura medieval da cidade. Foto: Marcos Santos

siena-00

A Fonte Gaia foi idealizada por Jacopo della Quercia, em 1409. Foto: Brunno Cidade

siena-6

A beleza do Duomo de Siena. Foto: Tereza Cidade

siena-4

O Duomo visto de outro ângulo. Foto: Marcos Santos

siena-7

Detalhe da fachada da construção. Foto: Marcos Santos

siena-01

Belo vitral na parte interna do Duomo. Foto: Brunno Cidade

siena-03

Destaque para a Torre e a cúpula. Foto: Brunno Cidade.

siena-12

Lojas, restaurantes e gelaterias ocupam os prédios da cidade. Foto: Tereza Cidade

siena-9

A imponência da Basilica di San Domenico. Foto: Marcos Santos

A rota dos Chiantis

Siena está localizada na região produtora do Chianti, um dos vinhos mais famosos da Itália, embora não o melhor. A estrada SS222, conhecida como Via Chiantigiana e que liga Florença a Siena, é o percurso ideal para experimentar a ‘dolce vita’ italiana e conhecer mais de perto o mundo dos Chiantis.

Além de se deslumbrar com as belas paisagens, vale visitar as pequeninas cidades que compõem esse percurso como Radda, Greve e Castellina in Chianti. Com poucos habitantes, são as típicas cidades da Toscanas que parecem de contos de fadas.

siena-14

O verde intenso dos campos da Toscana

siena-15

Siena é base para bate-volta a pequenas e charmosas cidades da Toscana.

 

Como chegar:

Siena não tem aeroporto, os mais próximos ficam em Florença (80km) e Pisa (140km). Daí, você pode alugar um carro ou ir de trem ou ônibus.

De Florença, os trens saem da Estação Santa Maria Novella a cada 30 minutos e você pode comprar o bilhete na hora, já que não há lugar marcado. Em trens diretos, a viagem dura 1h30 e com baldeação em Empoli, 2h.

Outra opção é o ônibus, com saídas da estação Pullman, ao lado da estação Santa Maria Novella, até o centro de Siena. A viagem dura 1h15 (direto) ou 1h30, com paradas no caminho.

De Pisa, é possível pegar um trem no aeroporto até Siena. A viagem dura 2h com duas baldeações: em Pisa Centrale e em Empoli. Também é possível ir do aeroporto de ônibus ou táxi até Pisa Centrale e pegar o trem até Siena, com baldeação apenas em Empoli. O trajeto dura aproximadamente 1h40 e os trens partem a cada meia hora.

De ônibus é possível ir direto do aeroporto de Pisa até Siena, em uma viagem de 2h.

De Roma ou Milão, é possível ir de trem, mas as viagens são demoradas, mais de cinco horas de duração.

Para checar horários de trens, consulte o site www.trenitalia.com.

Para checar horários de ônibus, consulte o site www.tiemmespa.it.

siena-04

O Palazzo Pubblico foi construído em 1342 e hoje abriga a Prefeitura e o Museo Cívico. Foto: Brunno Cidade.

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

One thought on “Siena, a mais perfeita cidade medieval da Itália”

  1. Alex Silva disse:

    Belas imagens Marcos, uma cidade preservada no original.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com