Costa Brava: Tossa de Mar, o paraíso azul da Catalunha

Tossa de Mar é um dos belos vilarejos da Costa Brava, que se estende por 200km desde Blanes até a fronteira com a França. Fica na província de Girona, a 88km de Barcelona, na Espanha, e é um dos destinos mais procurados por quem quer realizar um bate-volta às praias da Costa Brava.

Já foi um antigo vilarejo de pescadores, mas hoje a cidade é voltada para o turismo. Foi apelidada de ‘paraíso azul’ pelo pintor Marc Chagall, que se refugiou no local para fugir dos nazistas, na década de 30. A atriz Ava Gadner, igualmente, se encantou pela cidade e foi imortalizada com uma estátua.

Tossa de Mar foi considerada monumento histórico artístico nacional em 1931. É o único exemplo de povoado medieval fortificado localizado no litoral catalão.

No alto de uma encosta, se debruçando sobre o mar, ficam as muralhas do castelo do século XII. Dentro delas,  a Vila Velha com suas ruelas e casarios de pedra. É uma cidadela fortificada, que tem sete torres, das quais três são circulares, que foram usadas na defesa contra os ataques piratas. Sua estrutura atual remonta ao final do século XIV. No ponto mais alto da Vila Velha, onde se encontra o farol, se situou o castelo do Abade de Ripoll, o senhor do povoado.

Também dentro da Vila Velha está o Museu Municipal, que abriga achados arqueológicos e arte moderna, como o quadro de Chagall “O Violinista Voador”.

 

Praias e história, a combinação prefeita de Tossa de Mar.

Capela de la Mare de Dieu del Socors na parte nova de Tossa de Mar.

As muralhas com suas torres.

A Praia Grande, a mais procurada em Tossa de Mar.

Na parte nova ficam os hotéis e a maioria dos restaurantes, onde é possível saborear pescados e frutos do mar frescos.

A Praia Grande, a mais conhecida, tem 385m de comprimento de areia branca e fina e águas cristalinas. Do outro lado das muralhas, tem a bela Praia de Codolar.

Em Tossa de Mar também é possível fazer passeios de barcos. Os guichês das empresas ficam próximos às muralhas. Os barcos saem da Praia Grande.

Como chegar:

A maneira mais econômica de chegar em Tossa de Mar a partir de Barcelona é de ônibus. A viagem dura em média 1h20. O ponto de partida é a Barcelona estacio del Nord e o destino Tossa Estació. A empresa que faz o trecho é a Sarfa. Há várias saídas diárias.

O período ideal para visitar a cidade, para quem quer pegar praia, é de maio até outubro. No inverno, a cidade fica meio deserta, muitos locais fecham e a água fica bem gelada.

Peixes e frutos do mar são o forte de Tossa de Mar.

Uma mariscada, prato que reúne vários tipos de frutos do mar.

 

Veja mais fotos de Tossa de Mar:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *