24/05/2024

Rota Cervejeira de Joinville vira atração turística

Rota Cervejeira de Joinville vira atração turística

A Rota Cervejeira passa por cervejarias tradicionais de Joinville. Fotos: Divulgação

Visitar as cervejarias de Joinville é um das novas opções turísticas na cidade, nacionalmente reconhecida pela produção de cervejas artesanais e especiais, que mantém há 170 anos. A tradição remonta a 1852, quando o suíço Albrecht Gabriel Schmalz fundou a Cervejaria Schmalz na antiga Colônia Dona Francisca, convenientemente localizada à beira do rio Mathias, o que facilitava o acesso à água necessária no processo de fabricação.

Águas cristalinas que, pelo grau de pureza, deram fama às cervejas produzidas localmente. Pouca gente sabe, por exemplo, que até ser desativada, em 1999, a Antarctica manteve na cidade uma das atividades cervejeiras por 51 anos, a primeira fora do conceito artesanal. Na época, com outras fábricas espalhadas pelo Brasil, as tampinhas eram identificadas com a localidade, o que deu a Joinville o reconhecimento nacional como boa produtora de cervejas.

O desenvolvimento da atividade seguiu por décadas, boa parte passada de geração para geração, e as cervejarias passaram a atrair a atenção do público. Algumas já abriam para visitação, mas a criação da Rota Cervejeira ampliou a experiência, agregando 11 estabelecimentos – oito cervejarias e três pubs.

Com o mais novo produto, o objetivo é impulsionar o setor de turismo na região, atraindo visitantes de outras localidades ao longo do ano todo, já que não depende da sazonalidade, assim como valorizar a cultura cervejeira e ampliar as oportunidades de ganho para os segmentos envolvidos na atividade.

Integrantes da Rota Cervejeira

Cervejaria Bierval – A visita é guiada pelo Val, dono e mestre cervejeiro da Bierval. Ele recebe os visitantes e apresenta a estrutura, processos e insumos da produção, trazendo detalhes únicos, além da degustação de 4 estilos de chope. A visita dura cerca de 1h30.

Cervejaria Gutbrau – Além da cervejaria, os visitantes podem passear pelo parque em meio à Mata Atlântica. A Gutbrau oferece visitas guiadas, que vão desde o pé de lúpulo até a degustação de cerveja direto do tanque. Os visitantes poderão, ainda, conhecer a história, estrutura, os processos e os insumos envolvidos na produção.

Cervejaria Haenschbier – A cervejaria tem a temática militar e a variedade de estilos para degustação – todas condecoradas com premiações. A visitação e degustação no Quartel General da Haenschbier é uma experiência para quem busca conhecimento sobre produção cervejeira (história, processos, insumos e maquinário) e é ávido por degustar inovações de estilos. São dois tipos de pacote, com visita e degustação guiadas por especialistas.

Cervejaria Millebier – A Millebier Marquês faz a harmonização do chope artesanal com pratos no estilo “boteco alemão”. As receitas exalam a rica herança dos colonizadores, garantindo uma experiência autêntica e saborosa.

Cervejaria Monte Crista – Ao pé da serra do mar, a cervejaria leva o nome de um dos picos mais famosos da região. A visita guiada e degustação no bar da fábrica dura cerca de 1h30, incluindo as dependências da fábrica e apresentação dos processos produtivos. Ao final, é possível degustar as cervejas produzidas com água pura e ph ideal direto de nascentes da região, sem adição de conservantes.

Cervejaria Opa Bier – Maior cervejaria da região em capacidade produtiva, a Opa Bier abre suas portas para mostrar como são produzidas suas premiadas cervejas puro malte. Dos processos tecnológicos, à sustentabilidade e qualidade aliados ao resgate da tradição cervejeira de Joinville. A visita tem cerca de 1h30 de duração e o visitante pode degustar uma Opa Bier direto de um tanque de 20 mil litros.

Cervejaria Rhein Bier – A cervejaria é fruto de uma tradição familiar que remonta do século 13 e que é preservada até hoje seguindo a Lei de Pureza Alemã. Na visita guiada é possível conhecer muito mais desta história e do processo de fabricação da cerveja.

Cervejaria River Falls – Inspirada em cervejarias americanas, a River compartilha o mesmo mascote da cidade – o jacaré Fritz. A visita guiada é realizada apenas para grupos de até cinco pessoas, para que o visitante possa aprender sobre cervejas e ter uma experiência sensorial direto do balcão do bar com os proprietários. São oferecidos cinco estilos de cerveja e é possível conhecer os insumos e segredos das receitas.

Rheinkeller Restaurante e Choperia – O restaurante traz no ambiente e no cardápio as raízes germânicas da colonização da cidade. Na casa é possível experimentar as cervejas da Rhein Bier e aprender mais sobre harmonização com a tábua Harmoniza Bier, uma experiência para todos que querem entender mais sobre o tema. São quatro estilos de cervejas servidas em uma tábua personalizada, junto com quatro petiscos para apresentar as nuances entre as diferentes combinações

San Julian Brewpub – O bar serve rótulos de produção própria e o visitante faz a degustação harmonizada com três ícones do cardápio: torresmo, hackepeter e brownie. Este combo especial foi pensado para apresentar os diferentes estilos de cerveja e ensinar como harmonizá-las com os pratos.

Truck Valley Food Park – O espaço apresenta uma degustação inusitada que harmoniza as cervejas artesanais com uma das iguarias mais tradicionais da cidade: a cuca, nas versões doce e salgada.

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *