22/08/2019

Parque dos Bilhares, espaço onde Manaus ‘respira’ entre as duas principais vias da cidade

Um parque com uma diversidade de opções de lazer, com direito a caminhadas, leituras, brincadeiras em playgrounds e lanchonetes. Assim é o Parque Municipal Ponte dos Bilhares, localizado em uma das áreas de maior movimentação comercial de Manaus. O Parque dos Bilhares, como é mais conhecido, é um espaço genuinamente urbano, com áreas verdes secundárias, que se destaca em meio a uma região extremamente urbanizada.

Sua localização abrange duas das principais vias públicas de Manaus, as avenidas Constantino Nery e Djalma Batista, no bairro Chapada, na zona sul de Manaus. É muito frequentado por moradores de condomínios próximos ao local.

parque dos bilhares

O Parque Ponte dos Bilhares é um espaço verde entre duas das vias mais movimentadas de Manaus. Fotos: Tereza Cidade

parque dos bilhares 4

O parque apresenta várias quadras para práticas esportivas.

parque dos bilhares 7

Playground para os pequenos.

parque bilhares 12

Pista de patinação.

parque dos bilhares 15

A paisagem urbana que cerca o parque.

O Parque tem banca de tacacá (comida típica da região) e lanchonetes, que funcionam diariamente. O frequentador pode acessar a internet por satélite (wi-fi). Há uma pequena biblioteca onde estudantes podem consultar diversas obras.

Para quem gosta de esporte, há quadras esportivas e campo de futebol de areia. O local tem uma área ampla para caminhadas (7km de pista), passeios de bicicleta e uma área específica para os skatistas.

Três playgrounds estão em atividade e são muito frequentados por crianças acompanhadas dos pais.

O Parque dos Bilhares foi inaugurado em 2006, em um local anteriormente degradado e que foi recuperado. Um dos destaques do parque é o Igarapé do Mindu, que segue pela lateral.

parque dos bilhares 8

As árvores oferecem a sombra necessária no calor de Manaus.

parque dos bilhares 6

Biblioteca do parque.

parque dos bilhares 5

São 7km de pista para caminhadas.

parque dos bilhares 1

O parque tem lanchonetes e sorveteria.

parque bilhares 16

Pequeno lago artificial dentro do parque.

parque dos bilhares 3

O parque é muito frequentado à noite e nos finais de semana.

A beleza do Parque dos Bilhares está nos detalhes das construções. Uma passarela liga as duas áreas contíguas que formam o parque, que são separadas pela avenida Constantino Nery.

Há uma praça com arquibancadas e luminárias. Programações musicais são comuns. Cantores de diferentes gêneros musicais costuma se apresentar nos espaços do parque, conforme a programação de cada local.

parque bilhares 20

Outro playground do parque.

parque bilhares 17

As lanchonetes abrem no final da tarde.

parque bilhares 14

O Parque Ponte dos Bilhares oferece muitas opções de lazer.

parque bilhares 18

O Parque dos Bilhares foi inaugurado em 2006.

 

Serviço

O horário de funcionamento do Parque dos Bilhares é de 6h às 23h. A entrada é franca. O acesso ao estacionamento é pela avenida Constantino Nery, próximo ao Shopping Millennium.

8 thoughts on “Parque dos Bilhares, espaço onde Manaus ‘respira’ entre as duas principais vias da cidade”

  1. Katiuscia Ribeiro disse:

    Lindo lugar so lembranças boas , levava meu Filho para andar de bicicleta nos finais de semana e anda de patins, lugar maravilhoso. Kat e Flavinho .

  2. Karlo Uchoa Pinto disse:

    Qual o tamanho da pista de caminhada do Parque dos Bihares?

    RESPOSTA
    Tem 7km de pista de caminhada. Acrescentei a informação no texto.

  3. Olá amigo,

    Antes de de sua resposta eu fiz a medição da pista de caminhadas com o auxilio do Google Maps e o resultado que encontrei foi de 1400 Mts, aproximadamente, da pista de caminhadas.

    Fiz isso porque em 3 voltas na pista eu completo minha meta diária de 4000 mts de cooper.

    Obrigado por sua resposta.

  4. Rafael disse:

    Lugar bacana ,dentro de um centro urbano. Precisa de ser mais conservado pela prefeitura ( calçamento e jardins). O igarapé que corta o parque é poluído o que dá um cheiro desagradável para quem passa na passarela.

  5. Maia disse:

    Qual o melhor horário para caminhada no parque?

    RESPOSTA
    Sugiro no fim da tarde, quando o sol não está tão forte.

  6. Ingreth disse:

    O lugar é estratégico! Acredito que tudo que há nele foi feito com carinho, para atender à população. Mas, nos últimos anos, percebe-se uma falta de atenção dos administradores( em especial, a própria prefeitura e seus gestores) quanto à estrutura das quadras, playground, os bancos espalhados pelo parque, a biblioteca dssativada há 2 anos, a academia ao ar livre, todos bem degradados! É evidente que falta manutenção! Muitos jovens se dirigem às quadras e não dispõem de material para praticar esportes, porque, na administração, no setor de esportes, sequer há material. O Parque dos Bilhares, um lugar que costuma ser tão visitado, precisa de revitalização urgente!!! Autoridades, prefeito, gestores, por favor, voltem seus olhares e sua atenção para este lugar! Moro ao lado e acompanho passo a passo, todos os dias, este parque.

  7. Gabriel disse:

    O espaço é muito bom e seguro. Só acho que a prefeitura deveria resgatar aquele igarapé e manter a limpeza dele e se puder abrir para o publico pra brincar naquelas canoas de pato que tem em algumas praias por ai. Lógico tudo muito seguro e vigiado.

  8. taty souza disse:

    Tem como fazer piquenique

    RESPOSTA
    Não acho o parque muito apropriado para piquenique. Talvez, o Parque do Mindu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *