13/08/2019

Ônibus percorre os principais pontos turísticos de Manaus

ônibus turísticos de Manaus

O ônibus turístico passa por pontos turísticos da cidade, como o Complexo Ponta Negra. Foto: Tereza Cidade

Atualizada em 1º/08/2018

Quer conhecer os principais espaços históricos de Manaus em duas horas? Vá até o Largo São Sebastião, ao lado do Teatro Amazonas, na avenida Eduardo Ribeiro, e suba no Amazon Bus, ônibus de turismo administrado, atualmente, pela Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur). As viagens, por enquanto, são gratuitas.

O ônibus de dois andares, climatizado (item imprescindível no calor de Manaus), recebe turistas para um passeio por Manaus, que começa no Centro histórico e se estende até a praia da Ponta Negra, onde faz uma rápida parada, e depois segue até a Ponte Rio Negro.

A viagem não é apenas uma oportunidade para conhecer em um curto espaço de tempo, mesmo de dentro do ônibus, a cidade, suas ruas e sua população. É também ideal para fazer amizades e bater um papo com outras pessoas que visitam Manaus.

Os ônibus funcionam de quarta a domingo, com saídas às 9h30 e 15h. Como o serviço está sendo muito procurado é preciso chegar com antecedência para pegar uma senha, que é distribuída no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da avenida Eduardo Ribeiro.

O passeio da manhã, com o sol menos forte, é para quem gosta de curtir uma viagem mais amena. No período da tarde, o início da excursão começa em um momento de calor forte, que vai ficando mais suave à medida que o tempo passa.

O itinerário se inicia na avenida Eduardo Ribeiro, onde fica estacionado o Amazon Bus, um enorme veículo que tem o mesmo modelo dos ônibus londrinos de dois andares. O primeiro prédio histórico avistado é o Centro Cultural Palácio da Justiça. Em seguida, vem o Teatro Amazonas. Releve o congestionamento na rua Dez de Julho e tente relaxar.

 

onibus

O ônibus de dois andares mostra os principais pontos turísticos de Manaus em duas horas e meia de viagem. Foto: Tereza Cidade

O roteiro volta a ficar interessante quando o ônibus passa pela Igreja da Matriz, Casarão do Antigo Correio, Relógio Municipal, Porto de Manaus e Prédio da Alfândega, avança no centro histórico e toma a avenida Sete de Setembro, onde estão localizados o Centro Cultural Palácio Rio Negro e o Parque Jefferson Péres.

Depois passa em frente a espaços como Mercado Municipal Adolpho Lisboa e Centro Cultural Chaminé.

Outra atração recentemente incluída foi o estádio Arena da Amazônia, na avenida Constantino Nery, construído especialmente para receber jogos da Copa.

O itinerário segue pela avenida Boulevard Álvaro Maia, onde está localizado o Cemitério São João Batista e o Reservatório do Mocó, o primeiro reservatório de abastecimento de água da cidade, construído há mais de 100 anos. O local é um bem tombado como patrimônio nacional.

amazonbus

O percurso sobre a Ponte Rio Negro rende as fotos mais bonitas da viagem. Foto: Elaíze Farias.

A viagem segue para o bairro Compensa, onde o trajeto avança na Ponte do Rio Negro, o momento mais bonito da viagem. Recomenda-se ficar no andar de cima do ônibus. É o melhor local para fotografar o rio Negro e, claro, ser fotografado com este belo cenário ao fundo. O motorista do ônibus vai até o final da ponte e retorna para Manaus. O trajeto de volta se repete e termina no Largo São Sebastião. Ao final de duas horas, grupos já se formaram, corre muito bate-papo e diversão. As pessoas vão se aproximando e até mesmo fazem amizades.

Durante toda a excursão, um guia de turismo vai explicando e contando a história de cada local por onde o ônibus passa, inclusive narrando fatos curiosos da cidade, com uma certa dose de humor. Há tradução para o inglês e espanhol.

A excursão, que dura em torno de duas horas, é panorâmica, ou seja, não faz parada nos pontos visitados. O turista tem, portanto, uma visão externa do local. A única parada é feita na orla da Ponta Negra.

 

Serviço:

Funciona de quarta a domingo, com saídas às 9h30 e 15h. É gratuito

Saída do Largo São Sebastião, ao lado do Teatro Amazonas, na avenida Eduardo Ribeiro, Centro. É preciso pegar senha no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) para fazer o passeio.

 

37 thoughts on “Ônibus percorre os principais pontos turísticos de Manaus”

  1. estou pesquisando cidades de grandes atrações turísticas para a minha próxima viagem de final de ano.

  2. IREI COM MEUS AMIGOS E FAMILIARES PELA PRIMEIRA VEZ SOU AMAZONENSE.

  3. orlandina goncalves de souza disse:

    gostaria de saber quanto paga um criança de 8 anos

    RESPOSTA
    Crianças de 8 anos pagam R$ 30, o equivalente a meia-passagem. Crianças de até cinco anos não pagam. Por conta de obras na avenida Eduardo Ribeiro, o ônibus está saindo nesses últimos meses da Praça da Saudade, entre as ruas Epaminondas e Ramos Ferreira, no Centro de Manaus.

  4. Jonice Maria Freire Teixeira disse:

    Quero levar um grupo de meninos e meninas da ONG onde trabalho para fazer uma excursão pela cidade. Considerando a dinâmica de vocês que inclui mobilidade e segurança penso ser a atividade ideal para meu grupo.

  5. Raimundo Hitotuzi disse:

    Na verdade, uma pergunta: tem programação dese passeio no dia 20/04, saindo as 14hs?

    RESPOSTA
    Olá Raimundo. Houve uma mudança nos dias e horários de saída do ônibus (já fizemos a atualização no post). A Tucunaré Turismo informou que no dia 20/04, por ser uma quarta-feira, não há saída do ônibus. Ele só sai as quintas-feiras e sábados, às 14h, e na sexta-feira, às 9h.

  6. Lorena Aguiar disse:

    Gente muito show. …
    Fiquei encantada com a cidade, histórias incríveis e cheias de curiosidade. O pessoal que trabalha no ônibus (guias ) o motorista fantástico, a guia, pena que esqueci o nome dela,que moça receptiva. Adoreiiiii demais .
    Estou encantada e recomendo.
    Pena que estou voltando para meu estado.

  7. Katia Catai disse:

    Bom dia!! Tem horario de passeio a tarde também? Todos os dias da semana?
    Obrigada

    RESPOSTA
    Os ônibus têm saída as quintas-feiras e sábados às 14h e nas sextas-feiras às 9h.

  8. Júlia Carneiro Chaves disse:

    Olá, parabéns pela organização!
    Tenho uma dúvida, sou Palmense, chegarei em Manaus dia 11 de outubro (terça- feira) com um grupo de amigos, gostaria de saber se o ônibus continua a fazer o roteiro somente nesses dias! se não, existe outras empresas? qual o valor por pessoas.

    RESPOSTA
    As saídas programadas são nesses dias, mas você pode entrar em contato com agência pelos tels: (92) 3232-8539 / 3234-5071. O valor é R$ 60 para turistas.

  9. Medeiros Mendonça disse:

    Excelente! Só não gostei por não aceitarem cartão. Mas vale muito apena!

    Itinerário perfeito,pontos maravilhosos.

    Meus agradecimentos a Luciane,guia (bilingue)do ônibus, que pessoa maravilhosa,profissional incrivel, cuidou de mim e de minha família. Umas das melhores guias que já vi,pessoa de personalidade brilhante. Tucunaré está de Parabéns.

    Vou voltar. Recomendo.

  10. Rosangela oliveira disse:

    Olá! Estou chegando em Manaus dia 04/08 e gostaria de fazer o passeio jo sábado dia 06/08. Qual o local de saída do ônibus? Permance ao lado do Teatro? Além deste passeio vocês possuem outros pacotes? Estou indo a trabalho, mas gostaria de conhecer o maximo possível da região.

    RESPOSTA
    Olá Rosangela. Somos um portal de turismo sobre o Amazonas, não negociamos diretamente nenhum pacote oferecido pelas agências locais. Sugiro que você entre em contato com a Tucunaré Turismo, que oferece esse passeio de ônibus, para confirmar a saída no sábado e o ponto de embarque. Os telefones de contato são: 92-3232-8539 e 92-3234-5071.

  11. Georvanna disse:

    Infelizmente a empresa não pratica a lei de amparo aos deficientes, visto que não aceita passageiros que são portadores da carteira PASSE LIVRE.
    Acredito que precisam rever seus conceitos e atuações no mercado, todos temos direitos iguais perante a lei.

  12. janete disse:

    muito bom o seu artigo

  13. Jony Rogerio disse:

    Gostaria de saber se esse ônibus tem a opçao para deficientes físicos..obrigado!!

    RESPOSTA
    Não tem, infelizmente

  14. Enricco disse:

    Ola boa noite,
    Nao vai esta disponivel o bustour no dia 04 de outubro a tarde?
    Pois vou esta na cidade e gostaria muito de conhecer a ponta negra.

    RESPOSTA
    Você precisa confirmar com a operadora se o ônibus vai circular neste dia. Mas você pode ir para a Ponta Negra em outro tipo de transporte (ônibus, táxi ou uber).

  15. Tem vaga para hoje 14h?

    RESPOSTA

    O tíquete para o passeio é fornecido pelo Centro de Atendimento ao Turista, de acordo com o número de lugares disponíveis nos ônibus.

  16. Ana Gabriela disse:

    estou pensando em levar o meu amigo pra dá uma volta pela Cidade, nós somos daqui mesmo de Manaus, ele tem 17 e eu tenho 18 quanto custa a nossa “passagem”? vi ai em cima que é gratuito mas não to confiando mt kkk

    RESPOSTA
    Por enquanto é gratuito. O Governo do Estado ainda está fazendo licitação para a nova empresa operadora do Amazon Bus. Aproveita e vai logo. Só tem que chegar com pelo menos meia hora de antecedência.

  17. Paulo Salvador Almeida disse:

    Boa tarde!
    Estou indo no início de agosto. Este passeio está gratuito ainda?

    RESPOSTA
    Até o momento está, não temos informações de que já terá alguma cobrança em agosto.

  18. José Roberto da Silva Mendes disse:

    Precisa ser atualizado os horários para domingo nesta matéria, pois neste dia sem avisar nada eles cancelaram o passeio de 14hs, ou seja, Domingo so existe o passeio às 9hs.
    Outra situação é que é necessário chegar uns 45 minutos antes, pois mesmo passando 40 minutos na fila com minha família Sábado dia 21/07/18, fomos excluídos do passeio pois esgotou-se a vaga. Totalmente lamentável

    RESPOSTA
    Já aconteceu, outras vezes, de o passeio ser cancelado por problemas com o ônibus. Quanto à questão da senha, é preciso chegar cedo mesmo.

  19. Janio disse:

    Queria saber da programação do ônibus do passeio

    RESPOSTA
    Olá Janio. Todas as informações sobre o passeio estão no post: os dias, horários e onde pegar o ingresso.

  20. Marcele Marques disse:

    Gostaria de saber se funciona em feriados ?

    RESPOSTA
    Nos últimos feriados têm funcionado, mas essa programação varia muito. É melhor entrar em contato diretamente com o Centro de Atendimento ao Turista.

  21. Mary Santos disse:

    Olá, boa noite!
    Estou indo esse mês de dezembro para Manaus e gostaria de saber se esse passeio ainda está gratuito. Desde já eu agradeço!

    RESPOSTA
    Ainda está gratuito.

  22. Ana Cristina disse:

    Quero fazer esse passeio com meu filho, para que ele conheça a minha terra natal , posso pegar as senhas com antecedência? Pega senha pela manhã pra passear a tarde? Ou fazer o passeio no outro dia?
    Aguardo retorno.
    Grata.

    RESPOSTA
    O tour de ônibus foi suspenso este mês. Ainda não há previsão de retorno.

  23. Carolinne disse:

    Boa noite, ja voltou a funcionar?

    RESPOSTA
    Ainda não.

  24. Ana Cláudia de Souza Leite disse:

    Esse passeio e gratuito pra quem é daqui de Manaus ?gostaria de levar meu sobrinho pra conhecer a cidade histórica ele tem 10 anos .
    Obrigada

    RESPOSTA
    O serviço era gratuito, mas está suspenso. Ainda não há previsão de retorno.

  25. Bruna disse:

    Olá, o onibus já voltou a funcionar?

    RESPOSTA
    O serviço continua suspenso (28/01).

  26. Marilia alves normando disse:

    Já voltou o passeio turístico de ônibus por manaus e ainda é de graça gostaria de leva meus netos

    RESPOSTA
    Não voltou e ainda não tem previsão de retorno do serviço.

  27. PATRICIA YAMAMOTO FERNANDES disse:

    Gostaria de saber sobre o ônibus: está funcionando?

    RESPOSTA
    O serviço está suspenso sem previsão, até o momento, de retorno.

  28. Gleuciane disse:

    Oi, ainda é Gratuito? Gostaria de levar minha filha.

    RESPOSTA
    O Amazonbus foi suspenso e quando voltar não será mais gratuito. O governo está fazendo licitação para contratar empresa para prestar esse serviço.

  29. DILENE DA COSTA MAQUINE disse:

    Olá quanto custa? e se já voltou os passeios!

    RESPOSTA
    Os passeios ainda não voltaram. Está sendo feita licitação. Ainda não foi divulgado o valor do passeio.

  30. Helem disse:

    Olá, Gostaria de saber se o passeio já retornou.

    RESPOSTA
    Ainda não. Está sendo feita licitação para o serviço, que voltará a ser cobrado.

  31. Jacqueline disse:

    Boa tarde! Alguém sabe dizer se está funcionando? Ouvi dizer que desde dezembro não está mais!

    RESPOSTA
    O Amazonbus foi suspenso até a conclusão da licitação que vai escolher a empresa para operar o serviço. O passeio será cobrado.

  32. Alessandra Melo disse:

    Bom dia.. Agora em abril já voltou serviço?

    RESPOSTA
    O serviço está sendo licitado pelo Governo do Amazonas. Ainda não informaram quando será retomado. Não será mais gratuito.

  33. Andreza Ramos disse:

    Boa tarde !!!
    Sou de Manaus, gostaria de saber se ainda está suspenso o serviço de turismo bus. ???

    RESPOSTA
    Oi Andreza. Foi suspenso sim. A Amazonastur está fazendo licitação para a escolha da empresa que vai operar o serviço, que passará a ser cobrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *