16/05/2022

Museu da Cidade de Manaus reabre com novo memorial Moacir Andrade

Museu da Cidade de Manaus reabre com novo memorial Moacir Andrade

Museu da Cidade de Manaus reabre com novo memorial em homenagem ao pintor Moacir Andrade. Foto: Amazonas e Mais

O Memorial Moacir Andrade, que conta com um acervo pessoal do artista plástico doado pela família, foi inaugurado nesta quinta-feira, 17/3. A solenidade marcou a reabertura do Museu da Cidade de Manaus (Muma), localizado no Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus (em frente à praça Dom Pedro II).

O espaço do memorial é dividido em duas salas e tem como conceito a família, o trabalho, e recebe, além do acervo de desenhos, objetos de coleção do próprio ateliê do pintor, como sua mesa de pintura, banquetas, pincéis e paletas doadas pela família do artista.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

Moacir Andrade iniciou na pintura como autodidata; tornou-se um membro de destaque do Clube da Madrugada, onde ajudou no processo de renovação das expressões artísticas locais; organizou exposições e cursos de pintura para os jovens interessados em aprender a pintar, atividades essas que foram realizadas em espaços públicos, para que a população tivesse acesso.

Como escritor, deixou importante contribuição para a literatura regional, com livros de ensaio sobre a cultura amazônica, poesia, memória e artes plásticas.

MUMA recebe acervo do ateliê do pintor Moacir Andrade. Foto: João Viana/Semcom

Muma

O Muma reabre de forma parcial, seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19. O museu funcionará somente por meio do agendamento prévio, realizado exclusivamente pelo e-mail [email protected]. Os visitantes também deverão usar máscara durante toda a visitação, além de levar a sua própria garrafa de água, para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Criado pela lei 1.616, pelo então prefeito João de Mendonça Furtado, em 17 de junho de 1982, o Museu da Cidade de Manaus é considerado um dos mais raros prédios de arquitetura neoclássica no Brasil e que já serviu de sede governamental e residência dos presidentes da província.

Pertencente à Prefeitura de Manaus, o Museu da Cidade de Manaus é administrado pela Manauscult e tem como atual diretor Leonardo Novelino. Também chamado popularmente de Museu do Paço, o local é conhecido por ser palco do festival “Passo a Paço”.

 

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com