26/11/2020

Floração de ipês em Manaus colore o verão amazônico

Floração de ipês em Manaus

A beleza dos ipês chama a atenção de quem anda nas ruas. Foto: Marcio James/Semcom.

O verão amazônico faz surgir na paisagem de Manaus as flores dos ipês. Além da avenida Djalma Batista, que anualmente oferece um espetáculo a quem trafega na via, com a floração dos ipês existentes no canteiro central, diversos outros logradouros públicos e corredores viários da cidade, contemplados com o plantio da espécie, estão florescendo pela primeira vez. O programa Arboriza Manaus, da Prefeitura de Manaus, realizou nos últimos quatro anos o plantio de 40 mil novas árvores na cidade, das quais aproximadamente 6 mil são ipês.

Quem passa pelas avenidas Max Teixeira, Torquato Tapajós, Ephigênio Sales e André Araújo, já consegue visualizar as flores nas cores branca e lilás.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

 

Florescimento

A floração e a perda de folhas fazem parte do ciclo reprodutivo característico do ipê e começa a acontecer no verão. As árvores perdem as folhas e florescem, como forma de adaptação ao espaço onde estão inseridas. “Esse é um processo que geralmente ocorre entre setembro e outubro, em virtude dos dias de sol forte registrados na cidade, em alguns casos, o processo de floração de alguns dos ipês pode ter se desencadeado até antes desse período”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior.

A espécie ganhou notoriedade em Manaus a partir de 2015, quando ocorreu o primeiro florescimento dos ipês brancos plantados no canteiro central da Djalma Batista. Tradicionalmente, o surgimento das flores acontece entre os meses de setembro e outubro, no pico do período seco. “Nesse momento, de elevadas temperaturas, todas as energias da planta estão voltadas ao ciclo reprodutivo, depois surgem as vagens e os ipês retomam a emissão das folhas. A perda das folhas faz parte da biologia da planta e é uma estratégia de sobrevivência da árvore, que busca economizar o máximo de umidade que ela puder sempre no período do verão”, afirma o diretor de Arborização da Semmas,  Deyvson Braga.

Os ipês floridos têm encantado a população em todas as zonas da cidade. Para a farmacêutica Cláudia Helena Pio, 55, é uma alegria ver tantas árvores na cidade florescendo. “Esse é um período muito quente, mas somos sempre agraciados em ver essas belezas naturais, que particularmente, me encantam muito. Dessa vez, são em vários cantos da cidade e toda a oportunidade que eu tenho eu paro para fotografar. Sou apaixonada”, comentou.

 

Veja mais fotos:

Floração de ipês em Manaus

Fotos: Márcio James/Semcom.

Floração de ipês em Manaus

Floração de ipês em Manaus

 

Floração de ipês em Manaus

Floração de ipês em Manaus

Floração de ipês em Manaus

 

Leia também:

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *