07/11/2019

Carnaval de Manaus tem bandas, escolas de samba, concursos de fantasia, bailes e Carnaboi

balaku01

Muita gente não tem ideia de como é o Carnaval em Manaus. Ao contrário do que muitos pensam, a cidade oferece sim muitas opções para quem quer cair na folia.

O carnaval na capital amazonense é bem variado: tem bandas e blocos de rua, desfile de escolas de samba, bailes, concursos de fantasia e o Carnaboi, evento que traz as toadas dos bumbás para o período momesco.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

 

Bandas e blocos de rua

Entre a sexta-feira (05/02) e a terça-feira gorda de Carnaval (09/02), 58 bandas e blocos ganham as ruas de Manaus, em diferentes zonas da cidade.

Na sexta-feira (05/02), os bairros Mauazinho, na Zona Leste, e São Jorge, na Zona Oeste, realizam as bandas “Mauazinhos na Folia” e “Do King”, respectivamente.

No sábado gordo (06/02), é a vez dos “Linguarudos” (Japiim 2), das “Virgens” (São Jorge), do “Castelo” (Mauazinho 1), do “Manoa” (Manoa), e dos blocos “Jaqueira” (Cidade de Deus), “Tulipa Negra – Bloco dos Largados” (Santo Antônio).

No domingo (07/02), a folia continua com mais 17 bandas, entre elas a do “Theo” (Centro), dos “Assombrados” (Educandos), do “Santos Dumont” (Santos Dumont) e o bloco das “Piranhas” (Sambódromo).

Na segunda feira (08/02), mais 14 bandas e blocos vão às ruas, como o “Bloco dos Largados (Santo Antônio), “Bloco do Caldeira” (Centro) e “Bloco das Cabritas” (São Jorge).

No auge do Carnaval, na terça-feira gorda (09/02), mais 19 bandas serão realizadas, entre elas, o “Galo de Manaus” (Avenida das Torres), “Banda das Cabritas” (São Jorge), “Bloco das Bistecas” (São José 2), “Banda do Paulo Mole da Raiz” (Raiz) e o Carnaval Popular da Zona Norte – Desfile das Escolas de Samba (Conjunto Nova Cidade).

bandas carnaval

Manaus tem uma programação intensa de bandas e blocos de rua. Foto: Divulgação.

 

Escolas de Samba

O desfile das escolas do Grupo Especial será no sábado (06/02), a partir das 20h, no Centro de Convenções do Amazonas (Sambódromo), com entrada gratuita para as arquibancadas. O desfile das escolas de samba de Manaus não tem a grandiosidade do apresentado no Rio de Janeiro, mas segue a mesma linha. Quem quiser desfilar nas escolas pode adquirir, com antecedência, as fantasias nas quadras das agremiações.

Confira o horário e os enredos das escolas de samba:

Grupo Especial

20h –  G.C.R.E.S. Primos da Ilha – “Sou Berço da Vida, Fonte de Inspiração, Guerreira, Sou Ilha, Sou Mulher!”

21h20 – G.R.E.S. Sem Compromisso – “O pão nosso de cada dia, que o diabo amassou e Deus consagrou”

22h40-  G.R.E.S. Unidos do Alvorada – “Rei Arthur, o Legado de uma Lenda”

00h – G.R.E.S. Reino Unido da Liberdade – “Na arte de se comunicar vem meu Reino encantar”

1h20 – G.R.E.S. Mocidade Independente de Aparecida – “A Soberana encontra a Majestade e, nesta passarela, “Eu nunca vi coisa mais bela”

2h40 – G.R.C.E.S. A Grande Família – “Paz no Trânsito”

4h – G.R.E.S. Vitória Régia – “A Terra do Nunca é Verde e Rosa”

05h20 – G.R.E.S. Andanças de Ciganos – “A perfeição das cores sob o olhar pitoresco do imaginário”

 

andanças ciganos10

O desfile das escolas de samba do Grupo Especial ocorre no sábado, no Sambódromo.

 

Bailes de Carnaval

O mais tradicional é o Baile do Hawaii, do Tropical Hotel de Manaus, que foi realizado este ano no dia 23 de janeiro, na piscina Vitória Régia.

No dia 7 de fevereiro, o Parque Cidade da Criança, no Aleixo, Zona Sul, realizará o bailinho infantil com o tema “Carnaval das Estrelas”. Durante a festa haverá o concurso de fantasias, onde pais e filhos concorrerão trajados iguais. O bailinho inicia às 17h. Além do concurso, haverá o desfile do “Bloco das Estrelas” com os recreadores do parque, fanfarra tocando marchinhas de carnaval e baile. Podem participar do concurso de fantasia crianças de 1 a 12 anos acompanhadas do pai ou da mãe. O regulamento completo do concurso  está disponível pelo portal da Manauscult http://www.manauscult.manaus.am.gov.br.

baile

Personagens do universo infantil animam o baile do Parque Cidade da Criança. Foto: Divulgação.

 

Concurso de Fantasia

No domingo gordo de carnaval (07/02) será realizado os Concursos de Fantasia Adulto e de Melhor Máscara, às 19h, no palco do Teatro Amazonas, com entrada gratuita.

O evento, que acontece há 12 anos, já virou uma tradição do carnaval amazonense, pois leva um grande número de participantes para o palco do teatro.

concurso fantasia _roberto carlos

Os concursos de Fantasia e de Melhor Máscara ocupam o palco do Teatro Amazonas. Foto: Roberto Carlos/Agecom.

 

Carnaboi

O Carnaboi 2016 volta ao seu local de origem, o Sambódromo, e será realizado em apenas um dia, na segunda-feira de Carnaval (08/02). A festa começa a partir das 18h30, com levantadores de toadas dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, de Parintins, e dos bois de Manaus Brilhante, Corre-Campo e Garanhão.

Serão dez horas de muito boi-bumbá, animando os brincantes, com artistas consagrados como Arlindo Júnior, Sebastião Júnior, Israel Paulain, Márcia Siqueira, Carlinhos do Boi, Canto da Mata, David Assayag e muito mais.

Com a ausência de tururis (camisas personalizadas de cada artista do evento), serão as torcidas que levarão para o Sambódromo as cores dos seus bois prediletos. A entrada é franca.

 

Serviço:

O Sambódromo está localizado na Av. Pedro Teixeira, nº 2565, Bairro Flores

carnaboi

O Carnaboi reúne os levantadores de toadas dos bumbás durante o período do Carnaval. Foto: Divulgação

 

 

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *