França: Le Bistro des Saveurs, a estrela Michelin na paisagem e nos sabores rurais da Alsácia

bistro saveurs 1

A bela casa à colombage, típica da Alsácia, onde está instalado o restaurante do chef Thierry, um discípulo de Joel Robuchon que adora manipular o forno da padaria. Foto: Tereza Cidade

A viagem pelo interior da Alsácia, uma das regiões rurais mais bem cuidadas da Europa, reserva surpresas que vão além da paisagem esfuziante, clima e acolhimento ao turista. A culinária está entre as mais densas, do ponto de vista do estudo gastronômico, e saborosas da França.

Em Obernai, uma cidadezinha rural com pouco mais de 10 mil habitantes, florida, como quase todas na região, o Bistro des Saveurs (Bistrô dos Sabores), sob o comando do chef Thierry Schwartz, aposta na culinária alsaciana, valorizando produtos da terra e a produção artesanal de pães e massas.

O chef nasceu na Alsácia e estudou no prestigiado Lycée Hôtelier, de Strasbourg, na mesma região. Trabalhou também no restaurante Jamin, do grande campeão do Guia Michelin, Joel Robuchon, em Paris. Abriu o Bistro des Saveurs em 2002 e um ano depois já conquistava uma estrela Michelin, pressuposto mundial da alta gastronomia, e 3 toques no GaultMillau, o influente guia de restaurantes franceses.

O local já causa boa impressão logo de cara. Ocupando uma casa ao estilo colombage, típico da região, de 1589, o ambiente valoriza o uso da madeira, o que lhe dá um ar rústico e aconchegante. No fundo, uma lareira aquece os dias mais frios e aumenta a sensação de aconchego.

O restaurante trabalha muito com menu fechado, com preço fixo, sempre valorizando os produtos da época. Por isso, um dos pratos mais conhecidos do chef, as “carrotes fondantes” (traduzido seria algo como “cenouras que se derretem”), nem sempre pode ser apreciado.

Thierry conversa bem em alemão – a Alsácia passou a história revezando entre domínios de Alemanha e França -, francês e inglês. Um de seus maiores sucessos é a boulangerie Saveurs Bretzel, uma tradição da família que ele cultiva operando pessoalmente o forno da padaria, anexo ao restaurante. Antes da foto abaixo, ele, com simplicidade, pediu para trocar o avental de trabalho, coberto de trigo.

A comida é deliciosa. Vale a pena a parada, entre uma e outra cidade alsaciana.

Abaixo, uma amostra do menu Nature:

bistro saveurs 2

Mise en bouche para abrir o apetite, servidos em uma peça de madeira. Foto: Tereza Cidade

bistro saveurs 3

Uma sopa espumosa de O’seille, um tipo de vegetal típico da Europa e Ásia. Foto: Tereza Cidade

bistro saveurs 5

Ovos com cogumelos. Foto: Tereza Cidade

bistro saveurs 6

Peixe com cereais, açafrão e trufas. Foto: Tereza Cidade

bistro saveurs 7

Sobremesa à base de iogurte, abóbora e caramelo. Foto: Tereza Cidade

bistro saveurs 8

Para terminar, cafezinho acompanhado por variados tipos de açúçar e as deliciosas madeleines, doce tradicional da culinária francesa e especialidade do chef. Foto: Tereza Cidade

bistro saveurs

O chef Thierry Schwartz produz artesanalmente pães e massas. Foto: Tereza Cidade

Serviço:

Le Bistro des Saveurs :

End: 35, rue de Sélestat, Obernai, Alsácia – França

Tel : 03 88 49 90 41

Reservas: www.bistro-saveurs.fr

Fecha aos domingos e segundas-feiras

 

Boulangerie Saveurs Bretzel

Boulangerie Bio / Bretzelerie / Sandwicherie

End: 7, Rue du Marché, Obernai

Tel: 03 88 95 54 80

Aberta todos os dias, de 7h30 às 18h

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *