16/09/2019

Roteiro pelas belas praias de Paricatuba, em Iranduba

Localizada a 30km de Manaus, no município de Iranduba, a Vila de Paricatuba é conhecida pelas ruínas de um casarão imponente do início do século. Mas além de sítio histórico, a vila tem outros atrativos: é cercada por belas praias banhadas pelas águas escuras do rio Negro.

Aqui vamos listar algumas que podem ser facilmente conhecidas em um só dia. Todas ficam próximas entre si. O acesso à Vila de Paricatuba é pela estrada Manoel Urbano (AM-070), passando pela Ponte Phelippe Daou, outro cartão postal da cidade. Você dirige até o KM-21 e quase em frente ao Restaurante do Bosco pega um ramal à direita, de cerca de 10km, seguindo até a vila.

O melhor período para visitar as praias é na vazante, quando as águas do rio secam e a extensão de areia fica maior. No auge da enchente muitas praias ficam totalmente submersas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

A caminho das praias você pode parar em um café regional para experimentar o x-caboquinho (pão com tucumã e queijo coalho) ou a tapioca com tucumã e queijo coalho (também tem outros recheios) e tomar um suco regional (cupuaçu, graviola, cajá). O mais famoso é o da Priscilla – tem no posto da Atem e na pista contrária à Vila de Paricatuba.

 

Praia do Inglês

É uma praia particular, que fica no fim de um ramal localizado atrás das ruínas do casarão. O acesso à praia é descendo por uma escada de madeira improvisada. No local fica a residência dos proprietários, uma casa de madeira que funciona como bar.

Praia do Inglês, em Paricatuba

Casa do proprietário na Praia do Inglês.

Na enchente, apenas uma pequena faixa de areia.

A praia não tem muita infraestrutura, apenas uma barraquinha no local.

 

Praia de Paricatuba

Fica na Vila de Paricatuba. Você pode vê-la a partir do mirante da Virgem. Na enchente fica totalmente submersa.

Praia de Paricatuba

Praia de Paricatuba na seca.

Na seca, ganha uma ampla faixa de areia.

Na enchente, fica totalmente submersa.

 

Praia dos Restaurantes

É uma extensão da Praia de Paricatuba, mas ficou conhecida por esse nome pela quantidade de restaurantes instalados no local. A arquitetura é simples, do tipo palafitas (casas de madeira suspensas por troncos). Há pelo menos quatro, todos servindo comida regional, como peixes fritos e assados, além de bebidas.

Na seca, a Praia dos Restaurantes ganha uma ampla faixa de areia.

Em abril, na cheia, às águas já estão quase aos pés dos restaurantes.

 

Praia do Lago

Ao chegar à Paricatuba pega-se o ramal que passa ao lado do Centro Cívico e da Igreja Católica, seguindo até a beira do rio. Lá é preciso fazer a travessia para a ilha em uma canoa, que custa R$ 4 (ida e volta). Na Praia do Lago há uma estrutura básica de serviços, com restaurantes e bares bem simples. Há mesinhas dispostas na beira da água.

Praia do Lago, em Paricatuba

O acesso à Praia do Lago é de canoa, num rápido percurso.

Praia do Lago, em Paricatuba

Na praia funcionam restaurantes.

Em abril, a Praia do Lago ainda resistia à enchente.

 

 

@Proibida a reprodução de textos e fotos sem autorização

6 thoughts on “Roteiro pelas belas praias de Paricatuba, em Iranduba”

  1. Ana Marisa disse:

    Posso compartilhar?

    RESPOSTA
    Pode sim compartilhar o link. Abs

  2. Lidiane disse:

    Gostaria de saber o valor

    RESPOSTA
    O acesso as praias é gratuito, não é preciso pagar nenhuma taxa. Para fazer a travessia para a Praia do Lago em canoa é cobrada uma taxa de R$ 4 por pessoa (ida e volta)

  3. FALTA COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE. O PESSOAL APÓS VISITAR AS PRAIAS DEIXAM MUITO LIXO NOS LOCAIS. A RUA PRINCIPAL QUE VAI A PRAIA DOS LAGOS PRECISA SER RECUPERADA OU ASFALTADA E´POUCA COISA EM TORNO DE MAIS OU MENOS 100 A 200 . SE ASFALTAR ESSE PEDAÇO COM CERTEZA HAVERÁ MAIS VISITAS AS PRAIAS E A COMUNIDADE. TAMBÉM A FALTA DE INTERESSE DOS BARRAQUEIROS EM AJUDAR NA CONSERVAÇÃO DESSE PEQUENO ESPAÇO NÃO ASFALTADO. É DEVER E OBRIGAÇÃO DA PREFEITURA DER IRANDUBA E GOVERNO DO ESTADO.

  4. RAIMUNDO VIEIRA disse:

    FALTA ASFALTAR MAIS OU MENOS 200 METROS DA PRAIA DO LAGO OU PELO MENOS TAMPAR OS BURACOS ABERTOS PELAS CHUVAS DE INVERNO.

  5. Denis disse:

    Realmente aquela descida é muito complicada mesmo. E é um pedaço tão pequeno. As autoridades poderiam asfaltar pra aumentar ainda mais o turismo na área.

  6. Terezinha Souza disse:

    Achei linda pelas fotos e Gostária muito de conhecela, só não sei como chegar-la
    Gostaria de fazer um Roteiro pelas prais.

    RESPOSTA
    Oi Terezinha. O texto orienta como chegar nas praias. É bem fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com