Aldeias históricas: uma aventura pelo passado e pela alma portuguesa

belmonte 16

Castelo onde morou Pedro Álvares Cabral, em Belmonte. Foto: Tereza Cidade

Construídas para garantir a defesa do território e o povoamento e fortificação das fronteiras com a Espanha, as 12 aldeias históricas de Portugal foram restauradas e hoje se constituem um rico patrimônio da história, costumes e tradição de um povo.

Quem visitar Portugal pode fazer essa viagem no tempo e descobrir uma das facetas da alma portuguesa em Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

sortelha-02

O ar medieval de Sortelha. Foto: Tereza Cidade

Localizadas em pontos estratégicos próximo às fronteiras espanholas, as aldeias foram resultado do trabalho de vários reis portugueses, com destaque para D. Afonso Henriques e D. Dinis.

Hoje, é possível vivenciar um pouco dessa história numa viagem de redescoberta a cada uma dessas pequenas vilas.

Belmonte

Cidade onde nasceu Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil em 1500. É dominada pelas ruínas parcialmente restauradas do castelo onde morou a família Álvares Cabral.

Leia mais sobre Belmonte aqui 

 

Sortelha

Vila medieval com tudo a que tem direito: muralha, ruínas de um castelo, casas e ruas de pedra, igrejas e pequenos restaurantes. A cidade fica localizada no alto de uma colina e oferece uma bela vista da paisagem ao redor.

Leia mais sobre Sortelha aqui

 

 

mapa-aldeias-historicas-portugal

Mapa da localização das 12 aldeias históricas de Portugal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>