Rota dos Vinhos da Alsácia: a encantadora Riquewihr

Difícil não se encantar com Riquewihr! Fotos: Tereza Cidade/Marcos Santos

Percorrer a Rota dos Vinhos da Alsácia, na França, é ir descobrindo pequenas cidades, todas com uma profusão de flores enfeitando ruas e fachadas de casas. Riquewihr não foge à regra, só que a beleza dessa pequena vila é tanta que ela se tornou quase obrigatória para quem faz a Rota dos Vinhos.

Essa joia medieval cercada por vinhedos é uma das cidades mais visitadas da França, principalmente no verão e na época do mercado de Natal.  Nela vivem pouco mais de dois mil habitantes e a vila fica, aproximadamente, a 20 Km de Colmar e 60 Km de Estrasburgo, capital da Alsácia. Riquewihr pertenceu aos condes de Wurtemberg até a Revolução e sua economia é baseada na produção vinícola e no turismo.

O colorido das casas de Riquewihr.

As construções antigas em estilo enxamel.

As ruelas charmosas.

A arquitetura típica alsaciana.

Restaurantes charmosos.

A beleza de suas edificações, construídas com madeirame à vista (estilo enxamel), se manteve ao longo dos séculos. Não é à toa que a vila foi fonte de inspiração para a criação da cidade da Belle, do desenho A Bela e a Fera, da Disney.

Nela, o programa é quase de contemplação. É ir caminhando pelas ruas de paralelepípedos, apreciando as casinhas coloridas e floridas e olhando as vitrines das lojas, que oferecem artigos de decoração, cristais, peças artesanais e delícias regionais. O ponto de partida pode ser o Hotel de Ville, seguindo pela rue du General de Gaulle, a principal da vila. Mais adiante está a Place des Trois Églises e, mais à frente, o Dolder, um campanário do século XIII.

Depois de se ‘perder’ pelas ruelas, nada como uma paradinha estratégica em uma winstub (taverna) para degustar o vinho alsaciano ou então em uma patisserie, para apreciar o kougelhopt, o famoso bolo de amendoas alsaciano, acompanhado de um cocholate quente.

E assim o tempo vai passando sem pressa!

Muitas lojas de produtos regionais.

Vinhedos cercam a pequena vila.

A beleza do Hotel de Ville.

Trenzinho turístico típico das cidades da Rota dos Vinhos da Alsácia.

kougelhopt na prateleira da patisserie.

Pratos típicos são oferecidos em vários locais da vila.

 

Veja aqui mais posts sobre a Rota dos Vinhos da Alsácia

Como chegar:

Riquewihr está, aproximadamente, a 20 Km de Colmar e 60 Km de Estrasburgo, capital da Alsácia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *