França: Eguisheim, o berço do vinho na Alsácia

Eguisheim

Ruas de paralelepípedos e flores em abundância. Fotos: Tereza Cidade/Marcos Santos.

Considerada uma das vilas medievais mais bonitas da França, Eguisheim entrou na roteiro pela Alsácia no último momento, quando deixamos Colmar a caminho da Borgonha. Mas ninguém se arrependeu de curtir um pouquinho mais as belezas das villes fleuris, além de ter sido uma parada estratégica para um café da manhã com um bom chocolate quente e o o kougelhopt, o conhecido bolo a base de amêndoas da região.

Eguisheim é uma das mais vilas mais antigas da Alsácia, datando de 720 d.C, com a fundação do castelo de Eguisheim pelo duque Eberhard. Tem menos de 2 mil habitantes. Sua arquitetura é típica da região, com casas em enxaimel pintadas com cores vivas, ruas estreitas de paralelepípedos e flores, muitas flores.

A beleza da cidade já garantiu algumas premiações, como a de vila preferida dos franceses em 2013. Também obteve a pontuação máxima do prêmio Ville Fleuri, que classifica as cidades mais floridas da França em um ranking que vai de 1 a 4 flores, e integra a Associação das mais belas cidades da França.

eguisheim 13

O estacionamento para visitantes fica na entrada da cidade.

eguisheim 12

Grupo fazendo visita e degustação em uma das caves da vila.

eguisheim 8

As fachadas floridas das casas.

eguisheim 6

Eguisheim é apontada como o provável berço da viticultura na Alsácia, por isso oferece muitas caves para degustação de vinhos.

eguisheim 7

A típica arquitetura da região com casas em enxaimel.

eguisheim 5

Castelo feudal, a igreja e a estátua do Papa Leão IX, na praça central da cidade.

eguisheim 11

Trenzinho turístico que leva para um circuito pela cidade.

Na área central da vila fica a Place do Chateau Saint Léon, rodeada pelo castelo feudal e a igreja e onde fica a fonte com a estátua de Bruno Eguisheim, o filho ilustre da cidade, que nasceu em 1002 e se tornou o Papa Leão IX, hoje canonizado.

Eguisheim é apontada como o provável berço da viticultura na Alsácia e hoje tem mais de 800 acres de vinhedos. Por isso, uma boa pedida na visita à cidade é saborear um bom vinho nas caves de venda e degustação da Grand’Rue. Outra vantagem da vila é que fica a menos de 10km de Colmar, a mais famosa cidade da Rota dos Vinhos da Alsácia e local estratégico para se hospedar.

eguisheim 4

As ruelas da cidade atraem os visitantes.

eguisheim 2

Aqui o negócio é caminhar e ir apreciando a beleza das ruas.

eguisheim 20

Uma fonte de trocentos anos.

eguisheim 19

Outra bela cave para se degustar um vinho.

kougelhopt

O kougelhopt, bolinho que combina muito bem com um chocolate ou cafezinho.

eguisheim 9

Eguisheim é o berço do vinho na Alsácia como prova o quadro que situa cada vinícola.

eguisheim 10

Depois de bons momentos na cidade, hora de pegar a estrada novamente.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>