Visita guiada ao Teatro Amazonas, um mergulho no período da Belle Époque

teatro amazonas01

O Teatro Amazonas foi inaugurado em 1896, no auge do Ciclo da Borracha. Fotos: Marcos Santos.

O Teatro Amazonas é, por excelência, o maior orgulho arquitetônico e histórico de Manaus. Conhecê-lo é obrigatório e, quando pisamos em seu interior, entendemos por que sua luxuosa decoração deslumbra até o mais rigoroso dos visitantes, do turista ao morador local. Se tiver oportunidade, visite mais de uma vez, porque há sempre um detalhe a mais para descobrir. E, o melhor, é grátis para os amazonenses, bastando apresentar a Carteira de Identidade na bilheteria.

Mesmo um morador de Manaus, que costume passar todos os dias ao lado do prédio, quando acessa o interior do Teatro Amazonas dificilmente consegue deixar de deslumbrar-se. Um turista, vai sair do prédio desejoso de voltar, seja para assistir uma concerto ou uma peça ou apenas para novamente circular nos corredores e plateia.

teatro amazonas8

Lateral do Teatro Amazonas, com um pedaço da cúpula trazida de Paris.

teatro amazonas2

Hall de entrada, com destaque para os belos lustres e as colunas.

teatro amazonas9

Janela do Teatro Amazonas, com sacada de ferro trabalhado.

Inaugurado em 1896, no governo de Eduardo Ribeiro, o Teatro Amazonas é de longe o prédio histórico mais suntuoso da cidade. Não é apenas uma herança cultural e artística, fruto do período em que Manaus viveu seu apogeu de riqueza, mas um espaço que se mantém vivo e em plena atividade, mais de 100 anos após a inauguração.

O Teatro Amazonas recebe grandes montagens de ópera, shows musicais e peças de teatro. Um de seus principais corpos artísticos é a Amazonas Filarmônica, criada em 1997. Pode ser visitado em grupos, de terça a sábado, entre 9h e 14h. A cada 45 minutos há visitas guiadas nos idiomas português, inglês e espanhol.

teatro amazonas24

A capacidade do Teatro Amazonas é de 701 pessoas, distribuídas em plateia, frisas e camarotes.

teatro amazonas21

O camarote das autoridades, destinado ao governador do Amazonas.

teatro amazonas31

A plateia em forma de ferradura.

teatro amazonas28

Modelos das antigas cadeiras usadas no Teatro Amazonas, hoje substituídas por poltronas almofadadas.

Construído no esplendor artístico que vigorou no final do século XIX, o Teatro Amazonas mantém grande parte de sua decoração e arquitetura original, suas pinturas no teto e nas laterais, móveis, pisos e objetos utilizados 100 anos atrás. Quatro reformas e uma manutenção rigorosa e permanente conseguem manter sólido o ambiente original. Sua natureza arquitetônica é descrita como eclética, misturando, sobretudo, os estilos barroco e rococó. A autoria de sua decoração e estilo é creditada a Crispim do Amaral, ator, decorador, ensaísta e jornalista.

A capacidade do Teatro Amazonas atualmente é de 701 pessoas. Além da plateia, existem mais três pavimentos. Na plateia, almofadas confortáveis substituíram as antigas cadeiras em madeira de lei de palha da Índia, que hoje podem ser vistas apenas em alguns exemplares nos corredores do espaço, a título de curiosidade. Há uma fileira de frisas e um camarote especial disponível exclusivamente para o chefe da Administração Estadual de cada período.

A plateia é circundada por várias e belas luminárias e fileiras de ornamentos e esculturas de rostos de personalidades da literatura e da música mundial, como Beethoven, Mozart, e o escritor inglês William Shakespeare. Há também esculturas de máscaras que representam a comédia e o drama do antigo teatro grego. Uma curiosidade está relacionada às colunas que sustentam os camarotes, que são de ferro recobertas com gesso.

teatro amazonas 21

Pano de Boca com pintura de Crispim de Amaral em homenagem ao Encontro das Águas. Na parte superior, traz o nome do governador Eduardo Ribeiro.

teatro amazonas22

Pintura que dá a impressão de estarmos sob a Torre Eiffel. O lustre é importado da França.

teatro amazonas23

As esculturas nas colunas em homenagem às personalidades das artes.

teatro amazonas _lego

Maquete do Teatro feito com mais de 30 mil peças de Lego.

teatro amazonas002

Indumentárias usadas em óperas apresentadas no TA.

Arte

No teto, pinturas em detalhes de personagens da mitologia mundial, com ninfas, querubins e cupidos. Outro fato curioso, destacado pelos guias, é a pintura que retrata os pés da Torre Eiffel de Paris, dando ao espectador a impressão de estar embaixo da construção. Outro detalhe que merece a atenção é o belo lustre, importado da França.

O chamado pano de boca (na sala da plateia) traz uma pintura original de autoria de Crispim do Amaral, em homenagem ao encontro das águas. Em cima do pano de boca, há a data de fundação do teatro e o nome do governador que o construiu.

 

Elite

Na visita guiada, você fica sabendo curiosidades da época da borracha, como a de que os lugares no Teatro eram ocupados de acordo com o poder aquisitivo das famílias. O local não era aberto ao público em geral, mas frequentado apenas por pessoas com relevância social. Nas cadeiras da plateia ficavam os “mais pobres” e conforme iam subindo os andares, subia também a posição na escala social. Os mais endinheirados ocupavam os balcões localizados nas laterais do palco – considerado hoje os piores para assistir às apresentações -, já que a intenção não era ver, mas ser visto.

A visita monitorada também leva o turista para conhecer os corredores do Teatro Amazonas, no andar superior, até o Salão Nobre. Originalmente, o Salão Nobre foi construído para receber os frequentadores do teatro durante os intervalos das longas apresentações. O espaço é outra raridade artística. Na parede, nove painéis produzidos pelo artista italiano Domenico De Angelis recriam elementos da natureza amazônica, com desenhos de fauna, flora e literatura. Um dos mais destacados é a pintura dos personagens Ceci e Peri, da ópera “Il Guarany”, de Carlos Gomes. Esta, por sua vez, é inspirada no livro “O Guarani”, de José de Alencar.

teatro amazonas27

O Salão Nobre, obra do artista italiano Domenico de Angelis.

teatro amazonas29

Pintura do teto do Salão Nobre.

teatro amazonas26

Trabalho em gesso no teto da área externa do TA.

teatro amazonas30

O camarim dos artistas, que recria um ambiente da época da borracha, com roupas e utensílios.

teatro amazonas32

Objetos antigos compõem o camarim dos artistas.

O visitante é autorizado a se deslocar apenas nos trechos atapetados para poupar a área com pisos feitos em marchetaria (pedaços de madeira alinhados) e assim evitar algum tipo de dano. No espaço também se pode ver bustos de várias personalidades das artes brasileiras, como os próprios José de Alencar e Carlos Gomes. O Salão Nobre dá para o terraço da frente do Teatro, que apresenta uma bela vista do Largo de São Sebastião e da Igreja do mesmo nome.

Na visita guiada, você vê uma maquete do Teatro Amazonas feita com 30 mil peças de Lego. A maquete foi criada em 1960, na sede da Lego, na Dinamarca, quando a fábrica homenageou vários monumentos históricos do mundo. A maqueta foi enviada para a sede da Lego em Manaus e, em março de 2001, doada ao Teatro Amazonas.

Também são visitadas salas que expõem roupas usadas em óperas apresentadas no TA e instrumentos musicais antigos.

O gran finale da visita é o acesso ao antigo camarim dos artistas, no último pavimento do teatro, um local que recria o ambiente da época da borracha. Você vê móveis, objetos e roupas usadas naquela época. Como o local é pequeno, são formados grupos de cinco pessoas para observar e fotografar o ambiente.

 

Cor

A cor do Teatro Amazonas, durante muito tempo, foi fruto de controvérsia. Durante suas reformas, ele teve as cores rósea, azul, amarelo e cinza. Atualmente, ele voltou a ser “rósea”, descrito pelos guias como um tom entre cor-de-rosa e cinza.

A maioria das peças que compõem a arquitetura do Teatro Amazonas foi importada. Sua cúpula, por exemplo, é composta de peças vindas de Paris.

teatro amazonas 1

A cor do Teatro Amazonas já gerou muita controvérsia. Hoje, voltou a ser o róseo.

teatro amazonas3

Café no estilo Belle Époque.

teatro amazonas4

Grandes artistas já se apresentaram no TA, como o tenor Jose Carreras.

teatro amazonas5

Na parede do Café também há fotos antigas de Manaus, como a da construção do Teatro Amazonas.

teatro amazonas33

Área externa do café do TA.

Tombamento

O Teatro Amazonas foi tombado como patrimônio histórico nacional em 1966. Já recebeu inúmeros espetáculos e festivais de óperas, com nomes de envergadura nacional e internacional. O espanhol José Carreras cantou na reinauguração, em 1990. Luciano Pavarotti, na mesma década, carregou o pianista e maestro Leone Magiera e cantou as árias da ópera Tosca “E lucevan le stelle” e “Recondita armonia”, para um público de cerca de cinco pessoas, porque o teatro estava fechado, mas ele não admitiu passar por Manaus sem cantar lá.

Na visita ao local, conheça a lojinha de souvenir localizada dentro do Teatro e o café no estilo Belle Époque, localizado ao lado da bilheteria, que tem várias fotos antigas de Manaus e registros de visitantes ilustres.

Programação 

A Secretaria de Estado de Cultura é o órgão responsável pela programação do Teatro Amazonas. Os destaques são o Festival de Ópera do Amazonas, realizado anualmente em maio desde 1996, e o Festival Amazonas Jazz, entre junho e julho. Durante todo o mês há apresentações culturais no espaço.

 

Serviço

Teatro Amazonas

Endereço: Largo de São Sebastião – Rua 10 de Julho, Centro

Tel: 92 3232-1768/3622-1880

Visitação:

Terça-feira a sábado – 9h às 14h

Ingresso – R$ 20 por pessoa.

Estudante, professor e militar tem direito a meia-entrada.

A entrada é gratuita para pessoas nascidas no Amazonas que comprovem em documento

As visitadas guiadas duram, em geral, 1 hora.

Idiomas: português, espanhol e inglês.

 

Leia também:

Parque Rio Negro, novo cartão postal de Manaus resgata a vocação da orla de São Raimundo

Mercado Adolpho Lisboa tem produtos regionais e beleza arquitetônica

Teatro Amazonas comemora 120 anos com visitação gratuita às terças e extensa programação cultural

32 thoughts on “Visita guiada ao Teatro Amazonas, um mergulho no período da Belle Époque”

  1. Marco disse:

    A visita é válida, mas todos aqueles que aqui moram deveriam entrar gratuitamente porque embora não sejamos naturais do AM, pagamos impostos, taxas e tributos.

  2. Valeria Nogueira Lelis disse:

    Gostaria de saber se as visitas guiadas funcionarão no periodo de Carnaval ja que estarei em Manaus de 14 a 18/02. Caso não funcione poderiam me informar se sábado dia 14/02 funcionará e em que horário. Grata valéria

    RESPOSTA
    Olá Valéria. Entrei em contato hoje (04/02) com a bilheteria do Teatro Amazonas e eles informaram que, até o momento, não foram comunicados sobre recesso no período de Carnaval. Portanto, se não houver nenhuma mudança, estão mantidos os dias e horários de funcionamento.

    1. Genival Guerra Pereira disse:

      Por gentileza, poderia enviar para meu e-mail a programação de outubro e novembro do teatro Amazonas. Ja procurei em vários sites, mas não encontrei. Recebei parentes de meu estado natal no final de outubro, Pernambuco, e queria planejar ida ao teatro Amazonas. Muito obrigado!

      RESPOSTA
      RESPOSTA
      Nem todo dia tem programação no Teatro Amazonas. Você pode consultar a agenda cultural do Amazonas nesses links:
      http://www.cultura.am.gov.br/calendario/
      https://www.facebook.com/culturadoamazonas/?fref=ts

  3. Mariana disse:

    Com quem eu poderia falar para organizar uma visita para 20 pessoas em junho?

    Abs.,

    RESPOSTA
    Os telefones do Teatro Amazonas são o 92 3232-1768 ou 3622-1880. Explique a situação e peça para ser encaminhada para a pessoa responsável.

  4. Mara disse:

    Bom dia,

    Gostaria de saber se chegar as 16:45 para visitar o Teatro eu consigo entrar???
    Estarei chegando de um passeio de barco as 16:30 no Mercado Adolfo Lisboa e estou querendo me organizar pq tenho somente 1 dia em Manaus.
    Grata
    Mara

  5. vitor disse:

    como fizeram o trabalho em gesso na aérea externa no TA?

    RESPOSTA
    Olá Vitor. Não tenho informações sobre o processo de construção do Teatro. Você teria que procurar um pesquisador ou livro que fale com mais detalhes desse assunto.

  6. Beatriz Inkis disse:

    Eu gostaria muito de fazer uma visita guiada preferencialmente em inglês, na segunda dia 09/11, por volta do 12:00 ou 13:00. Eu li nesse post que elas ocorrem a cada 45 min., mas é necessário agendamento ou basta comparecer à bilheteria?

    RESPOSTA
    Basta comparecer à bilheteria e informar que quer fazer uma visita guiada em inglês.

  7. Oliveira disse:

    Passei para deixar meu joinha. Vlw

  8. Jean disse:

    Era o que procurava. Grato.

  9. Recebo muitas pedidos de estrangeiros querendo saber mais do progama artístico do teatro para 2016, mas parece que não tem ninguem com essas informações. Alguem pode me ajudar?

    RESPOSTA
    Acredito que a programação não é fechada com muita antecedência, por isso a dificuldade em obter as informações. Mas vou tentar apurar melhor e publicarei aqui no site.

  10. Debora disse:

    Irei a Manaus em fevereiro 2016, gostaria de saber os horários de funcionamento para visitas e preço de entrada par as visitas guiadas.

    RESPOSTA
    Os horários e os valores são os que constam na matéria. A única exceção é na Quarta-feira de Cinzas, dia 10/02, quando o Teatro vai abrir apenas das 13h às 17h.

  11. Talita disse:

    Olá,

    Estou indo para Manaus no Carnaval e não encontro informação se durante este periodo o Teatro estará aberto para visitação e como faço para agendar o tour guiado. Alguém sabe estas informações?

    RESPOSTA
    A Secretaria do Teatro Amazonas informou que as visitas guiadas funcionarão no período do Carnaval. Na segunda e terça-feira, das 09h às 17h, e na quarta-feira, das 13h às 17h. Você compra o ingresso para o tour diretamente na bilheteria do Teatro, sai de hora em hora.

  12. FABIO DE CAMPOS disse:

    ESTAREI EM MANAUS DIAS 19 E 20 DE MARÇO DE 2016 E GOSTARIA DE SABER A PROGRAMAÇAO CULTURA DO TEATRO AMAZONAS NESTES DIAS. OBRIGADO. FABIO DE CAMPOS . BELO HORIZONTE . MG

    RESPOSTA
    A programação ainda não foi divulgada. Assim que a recebermos, vamos publicar aqui pra você se programar.

    RESPOSTA II
    A programação de março já foi divulgada. Você pode acessar o site da Secretaria de Estado de Cultura e ver toda a programação do mês: http://www.cultura.am.gov.br/calendario/

  13. jana disse:

    Olá , gostaria de saber se pode fazer sessão de fotografia lá ?

    RESPOSTA
    Para fazer sessão de fotografia no Teatro só com autorização. Entre em contato com a diretoria do Teatro Amazonas pelos telefones 92 3232-1768/3622-1880.

  14. Aldevan Reis disse:

    Estou a a procura de contatos com a equipe gestora do Teatro, porém os números informados não atendem tal solicitação. Estaremos em excursão de Boa Vista ,Roraima, para Mananaus, de 7 a 11 de Abril, com um grupo de pessoas idosas e pretendemos incluir no roteiro visita ao Teatro Amazonas,contudo estamos na pendência do referido contato para buscar a garantia do passeio.

  15. Aldevan Reis disse:

    Bom dia,

    No período de 07 a 11 de abril, o Sesc Roraima está realizando Excursão para Manaus com o grupo de idosos,sendo 40 participantes, e dentro da nossa programação estamos pretendemos inserir o Teatro Amazonas , objetivando um passeio cultural, em data a combinar.

    Os contatos que encontramos até o momento apenas chamam, mas não atendem. Precisamos buscar outros contatos efetivos para a devida demanda.

    Portanto, agradecemos e aguardamos a sua resposta.

    Cordialmente,

    Supervisão do Turismo Social do Sesc DR RR
    Supervisão do Trabalho Social com Idosos do Sesc DR RR

    RESPOSTA
    Conseguimos falar com pessoal do Teatro Amazonas pelo telefone 92 3622-1880. Informaram que o agendamento de grupos deve ser feito na Central de Programação da Secretaria de Estado de Cultura pelo telefone 3232-3898.

  16. fernanda disse:

    Ola bom dia,
    Estarei em manaus do 5 ao 12 de julho e gostaria de saber sobre a programaçao do teatro se tera algumas apresentaçoes.
    Obg

    RESPOSTA
    Olá Fernanda. A programação cultural do Teatro Amazonas não é divulgada com tanta antecedência. Você pode consultar a agenda cultural do Estado neste link:
    http://www.cultura.am.gov.br/calendario/

  17. Jander Thomaz disse:

    Sou nascido aqui em Manaus-Am, sou filho desse maravilhoso Amazonas, mais fui no teatro Amazonas e me disseram que todos têm que pagar para entrar e conhecer o teatro mesmo sendo daqui, achei isso um absurdo, eu nascido aqui e tenho que pagar para conhecer o que é nosso.

  18. Cíntia disse:

    Olá.
    Estarei na cidade a passeio e gostaria de assistir à Bachiana Filarmônica, a ser realizada no dia 25 de novembro.
    Minha dúvida é: sendo entrada gratuita, há de levar alimento não perecível, devo reservar lugar ou é só chegar e escolher um lugar?
    Muito agradecida desde já!

    RESPOSTA
    Nos eventos no Teatro Amazonas com entrada gratuita não é preciso levar nada. Você só precisa chegar cedo para garantir o ingresso, porque as filas são grandes e os lugares, limitados. Não há reserva de assento. É chegar e escolher o lugar.

  19. Tatiane lima disse:

    Qual q programação para o sábado 15/10/2016?
    Qual o valor?
    Obrigada!!

    RESPOSTA
    Confira a programação nesse link: http://www.amazonasemais.com.br/manaus/teatro-amazonas-comemora-120-anos-com-visitacao-gratuita-as-tercas-e-extensa-programacao-cultural/

  20. Daniela disse:

    Estarei em Manaus nos dias 03 e 04 de novembro de 2016. Vi que há programação gratuita para assistir os concertos nestas datas. Qual o horário de início do concerto? A partir de que horas é recomendado chegar para garantir um lugar? Obrigada.

    RESPOSTA
    Nem todo dia tem programação no Teatro Amazonas. Quando há programação gratuita, o ideal é chegar com pelo menos uma hora de antecedência. Você pode consultar a agenda cultural do Amazonas nesses links:
    http://www.cultura.am.gov.br/calendario/
    https://www.facebook.com/culturadoamazonas/?fref=ts

  21. Gostaria de saber a programaçao do theatre amazons dia 03/11/2016.estaremos em Manaus e nests dia gostaria is de assistir algum programa no theatre. Solos de Cataguases mg e seria muito importante para nos.

    RESPOSTA
    Nem todo dia tem programação no Teatro Amazonas. Você pode consultar a agenda cultural do Amazonas nesses links:
    http://www.cultura.am.gov.br/calendario/
    https://www.facebook.com/culturadoamazonas/?fref=ts

  22. Wilson Junior disse:

    Boa tarde, gostaria de fazer uma sessão fotográfica no teatro e não sei o procedimento…liguei para o teatro Amazonas mas me informaram que quem autoriza e a Secretaria de Cultura…até agora não consegui entrar em contato com eles…nem pelo site no qual informa uma mensagem de erro ao enviar a pergunta….pode me ajudar?

    RESPOSTA
    Você pode entrar em contato com a assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura pelo telefone 3631-1993 ou pelo e-mail ascom@culturamazonas.am.gov.br

  23. jean carlos soares disse:

    por favor, como consigo imagem das plantas baixa do teatro e foto dos arquitetos do teatro amazonas, sou aluno de arquitetura em Goiânia go, preciso muito desde dados para fazer um trabalho. desde já agradeço.

    RESPOSTA
    Sugiro que você entre em contato com a assessoria da Secretaria de Cultura ou com o Teatro Amazonas.

  24. cristian dahmer disse:

    Bom dia.
    Entre 29/12/2016 e 10/01/2017 estarei em Manaus e gostaria de visitar o Teatro Amazonas. Gostaria de saber se nesse período a visitação será interrompida em algum dia por conta do reveillon. Gostaria de saber, também, como faço para obter a visita guiada. É necessário ligar e marcar, ou apenas chegar no local?

    RESPOSTA
    Em janeiro, o Teatro Amazonas funciona de terça a sábado, das 9h às 14h. Na terça, a visita é gratuita por conta da comemoração dos 120 anos do teatro.

  25. Raniele Zane disse:

    Gostaria de saber como faço pra agendar uma visita guiada ao teatro, pois estou com minhas filhas e quero q elas conheçam essa parte da história do nosso estado que poucos conhecem.

    RESPOSTA
    Não é preciso agendar a visita guiada. Se você quiser confirmar os horários é só ligar para o Teatro.

  26. Anne karoline Falkheim disse:

    Helo! Eu gostaria de saber se e possivel alugar o teatro para casamento?

    RESPOSTA
    Acredito que não, mas entre em contato com a gerência do Teatro.

  27. Tania Werneck disse:

    VISITANTES, CUIDADO!!!
    Fui roubada numa visita DENTRO do Teatro Amazonas. Todo encantamento virou pesadelo quando me roubaram td , num instante que deixei minha bolsa, DENTRO DE UM CAMAROTE, no segundo andar, com funcionários SUPERVISIONANDO.
    Sem câmaras de seguranças, guardas de seguranças relapsos, funcionários sem o mínimo interesse em ajudar ou tomar providências. Sou idosa ( presa fácil) um alvo perfeito para TODOS os espertinhos que lá estavam! Uma pena

  28. Eliedson disse:

    Boa noite!
    Gostaria de saber quais o dias para visitação ao teatro, pois no texto em um trecho diz de segunda a sábado e em outro de terça a sábado.

    RESPOSTA
    Obrigada, Eliedson. Recentemente, houve alteração no horário de funcionamento do Teatro, fiz a correção na parte de Serviço, mas esqueci de alterar no corpo do texto. Já fiz a correção agora. O horário é de terça a sábado.

  29. Maria José disse:

    Boa noite, sou do Rio de janeiro e estou com viagem marcada para Manaus com minha família. Nosso sonho é conhecer esse lindo teatro. Gostaria de saber se há visita guiada no dia 10 de abril de 2017 ou no dia 14 de abril e como faço pra reservar pra 6 pessoas.
    Obrigada, agradeço o retorno.

    RESPOSTA
    Não é preciso reservar para fazer a visita guiada.

  30. zilma disse:

    Queria saber qual o dia que é aberto ao publico com entrada gratuita pra assistir a opera

    RESPOSTA
    Todo mês, há várias programações gratuitas abertas ao público. Consulte a programação mensal do Teatro Amazonas neste link: http://www.cultura.am.gov.br/calendario/

  31. francilene soares disse:

    gostaria de saber se idoso de 74 a 80 anos pagam ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>