Monte Verde, em Minas Gerais, tem Festival Gastronômico em abril

monte verde 0

Localizado no Sul de Minas Gerais, Monte Verde apresenta o sabor mineiro na 7ª edição do Festival Gastronômico. Foto: Divulgação

Entre os dias 01 e 17 de abril, o charmoso distrito de Monte Verde, localizado no Sul de Minas Gerais e a aproximadamente 160 km da capital paulista, sediará a 7ª edição do Festival Gastronômico de Monte Verde. O evento já é considerado um dos mais importantes festivais de Minas Gerais e, este ano, terá como novidade a Casa da Gastronomia, espaço exclusivo para workshops, palestras e oficinas gratuitas que vão deliciar os presentes.

Outra novidade do Festival deste ano será a abertura com um jantar beneficente em prol do Canil de Camanducaia. O jantar assinado pelos Chefs Ari Kespers, Sonia Kohen, Thiago Blanes e Cacio Souza será um desfile de sabores de Minas Gerais.

Nos restaurantes, bares e bistrôs a culinária será inspirada no tema desta edição, “Sabores de Minas”. Na programação ainda constam jantares com chefes convidados, além de atividades culturais, incluindo a tradicional ‘Sapecada’ que consiste na queima rústica do pinhão com as garras de araucária ao som de moda de viola.

Sucesso de público e crítica, o Festival Gastronômico de Monte Verde vem recebendo importantes prêmios ao longo das edições. Em 2015, por exemplo,  recebeu o Prêmio Eduardo Frieiro, na “Semana de Gastronomia Mineira”, como um dos principais festivais de gastronomia de Minas Gerais.

“Nosso objetivo é promover a alta qualidade gastronômica encontrada em Monte Verde. Muitos dos ingredientes que usamos aqui são focados em produtos locais e orgânicos, cujo cultivo agride menos ao meio ambiente e valoriza a população no entorno do município”, afirma Sonia Kohen, curadora do Festival Gastronômico e chef do Villa Donna Bistrô.

Com realização da Associação Comercial de Monte Verde (ACMV), da Comissão Comunitária de Eventos e da Prefeitura Municipal de Camanducaia e com apresentação da Cia. Melhoramentos, o Festival Gastronômico de Monte Verde representa a fartura da culinária mineira, ressaltando os contrastes que a fazem uma das mais intrigantes e apreciadas do país, com a mistura do urbano e do rural, da capital e do interior e da casa grande e da senzala. Durante dezesseis dias, Monte Verde vai redescobrir Minas Gerais e mostrar que o ‘trem é bão demais da conta, uai’.

monte verde 10

Monte Verde é destino do ecoturismo e do turismo de aventura. Foto: Divulgação

monte verde

O centro de Monte Verde é pequeno e concentra as lojas e restaurantes da cidade. Foto: Divulgação

Monte Verde, romance e aventura

Monte Verde está localizado no extremo sul de Minas Gerais. Caracteriza-se pela combinação de clima frio e romântico (no inverno a temperatura alcança -5°C), com preservação ecológica e esportes de aventura na natureza.  Ocupa uma área de 650 hectares, com altitude chegando a 1.600m na vila e a 2.080 m no Pico do Selado. Tudo isso no município de Camanducaia, na microrregião de Pouso Alegre, no estado de Minas Gerais.

Diversos atrativos turísticos fazem de Monte Verde um destino bastante procurado. A região é propícia para caminhadas, passeios de jipe, moto e quadriciclo. Montaria a cavalo, em meio a Mata Atlântica e com significativa presença de animais silvestres como esquilos, veados e diversas espécies de pássaros, como tucanos, gaviões e, sobretudo, beija-flores atraem os amantes da natureza. São também atrações do destino, as criações de trutas e de javalis.

hotel fazenda itapua monte verde

Monte Verde tem belas e românticas pousadas. Foto: Divulgação.

Monte Verde possui a sua arquitetura e a gastronomia marcadas pela influência e motivos da tradição europeia que, aliada ao seu clima, a caracterizaram como a “Suíça Brasileira”. A cidade conta com uma extensa rede hoteleira e de restaurantes que dão uma característica peculiar e própria ao lugar. O chamado “centro da vila”, área destinada ao uso turístico e onde se realiza o evento proposto – Av Monte Verde e adjacências – é o local que concentra a maioria das lojas, restaurantes e serviços destinados ao turista, caracterizando-se como um polo de comércio e de prestação de serviços turísticos.

One thought on “Monte Verde, em Minas Gerais, tem Festival Gastronômico em abril”

  1. IDOVALDO MORALES disse:

    Ola, estou procurando o comercio de pinhão nesta região de camanducaia / monte verde.

    RESPOSTA
    De abril a agosto o pinhão é vendido em muitos lugares em Monte Verde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>